Apoio à agricultura familiar e alimento para quem precisa.

Banner Agricultura

 

Compra Direta Paraná

Compra Direta Paraná

De forma emergencial, o programa adquire alimentos da cooperativa ou associação da agricultura familiar, destinando diretamente ao atendimento da rede socioassistencial doEstado, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos, entre outros.

Saiba mais sobre o Compra Direta Paraná

 

Agricultura familiar

Renda Agricultor Familiar

Destinado a famílias rurais em situação de vulnerabilidade social, o programa oferece apoio à produção para autoconsumo, melhorias no saneamento básico e assistência para atividades produtivas. Cada família recebe um recurso de até R$ 3.000,00 e acompanhamento técnico de extensionista rural. O projeto foi vencedor do Prêmio SESI ODS 2019.

Saiba mais sobre a Renda Agricultor Familiar

 

Inclusão Pordutiva

Inclusão Produtiva Solidária

Apoio a projetos coletivos de geração de renda agrícolas ou não-agrícolas, para grupos de famílias rurais em situação de vulnerabilidade social. Cada família recebe um recurso de até R$ 4.000,00 e acompanhamento  técnico de extensionista rural.

Saiba mais sobre a Inclusão Produtiva Solidária

 

Banco de Alimentos

Banco de Alimentos Comida Boa

O programa coleta alimentos não comercializados pelos atacadistas e produtores rurais e distribui gratuitamente às entidades assistenciais e às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, previamente cadastradas, como forma de complementação às refeições diárias da população assistida.

Saiba mais sobre o Banco de Alimentos Comida Boa

 

Banco do Agricultor

Banco do Agricultor

Instrumento que incentiva investimentos no setor rural, com foco nos pequenos e médios agricultores. Para isso, o Estado assume o pagamento de parte ou do total da taxa de juros. A concessão de subvenção econômica é feita com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), gerido pela Fomento Paraná.

Saiba mais sobre o Banco do Agricultor

 

Coopera Paraná

Coopera Paraná

O Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná é uma ação governamental que fortalece as organizações cooperativas como instrumentos para melhorar a competitividade e a renda dos agricultores familiares.

Saiba mais sobre o Coopera Paraná

 

Paraná mais orgânico

Paraná Mais Orgânico

O programa orienta agricultores familiares interessados em produzir alimentos de maneira orgânica, apoia os processos de comercialização e contribui para a consolidação do Paraná como estado com maior número de produtores orgânicos do país.

Saiba mais sobre o Paraná Mais Orgânico

 

Trator Solidário

Trator solidário

Financiamento de tratores, pulverizadores e colhedoras a preços mais acessíveis para pequenos produtores rurais. O programa promove o crescimento da produtividade, a modernização do campo e aumento de renda e qualidade de vida. Para participar, o agricultor deve procurar a unidade do IDR-Paraná de seu município.

Saiba mais sobre o Trator solidário

 

Mulheres do Café

Mulheres do Café

A iniciativa do IDR-Paraná no Norte Pioneiro e no Vale do Ivaí valoriza o trabalho das produtoras de café especial. O projeto reúne as cafeicultoras para transferência de tecnologias e informações, com a intenção de aumentar a qualidade, agregar valor à produção e valorizar o trabalho feminino na agricultura.